BEM-VINDO!

CÂNCER DE MAMA

Câncer de mama – estudo aponta maior sobrevida para portadores

 

 NOTICIAS

Um importante estudo para o tratamento do câncer de mama, apresentado durante o Congresso Europeu de Câncer de Mama, em Hamburgo, apontou grande expectativa de vida para portadoras de câncer de mama. O estudo, chamado de M77001, envolveu 186 mulheres com câncer de mama HER2-positivo (forma mais agressiva da doença) e mostrou a eficácia do medicamento Herceptin (trastuzumab), um anticorpo monoclonal, que age diretamente nas células tumorais, usado como primeira-linha de tratamento.
 
Nesse estudo as mulheres tratadas com a associação de trastuzumab mais docetaxel tiveram uma sobrevida adicional de nove meses quando comparadas às pacientes tratadas apenas com o docetaxel, o que significa um aumento de mais de 30% na sobrevida das pacientes. A combinação de Herceptin e docetaxel apresentou o mesmo nível de efeitos colaterais que docetaxel sozinho.
 
Uma em cada cinco mulheres portadoras de câncer de mama apresenta HER2 positivo,  forma mais agressiva da doença. O não reconhecimento da existência deste tipo de câncer pode levar a uma conduta inadequada e consequentemente reduzir as chances de sucesso no tratamento. Em última análise, pode comprometer a sobrevida das pacientes.
 
Para o médico oncologista Professor Livre Docente da Faculdade de Medicina da USP, Dr. Alfredo Barros, esse estudo é de grande importância para o Brasil. “Estes resultados são muito importantes no Brasil onde é grande o número de casos avançados de câncer de mama, conseqüente ao diagnóstico tardio” , afirmou. 
 
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum, e o que mais acomete mulheres, nos países desenvolvidos. São diagnosticados mais de 700 mil novos casos de câncer de mama a cada ano no mundo todo, e a incidência da doença continua aumentando. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) mais de 40 mil novos casos da doença foram diagnosticados em 2003.
 
O HER2-positivo, como é chamado, é um tipo de câncer que tem como característica uma proteína encontrada em excesso na superfície de células. Sua evolução é mais rápida que os casos HER2-negativo.
 
O Herceptin (trastuzumab) é um medicamento “inteligente” desenvolvido a partir da biotecnologia, numa parceria da Roche com o laboratório Genentech, especificamente para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo. Trata-se de uma substância (anticorpo monoclonal) que age especificamente no receptor HER2, freando a evolução do tumor. O medicamento é adotado para o tratamento de cânceres metastáticos por sua grande eficácia e pela baixa incidência de efeitos colaterais.
 
 
About these ads

Comentários em: "CÂNCER DE MAMA" (1)

  1. Rosana disse:

    Até o dia 16 de outubro, o I Fórum Saúde Mulher reunirá profissionais da saúde, grupos de voluntários e representantes do poder público na sede da AMRIGS para discutir temas que servirão de base para elaboração da Carta de Gramado. A Carta servirá para a conscientização das pacientes com câncer de mama sobre seus direitos, assim como regulador das obrigações dos poderes públicos.Algumas atividades marcantes serão realizadas no dia do16 de outubro: Caminhada com a comunidade, na qual são esperadas mais de 2000 pessoas; Entrega do Troféu Sandra Feeburg, que valorizará o caso de uma pessoa envolvida com câncer de mama e que conseguiu transformar uma situação reversa de sua vida em um bem coletivo e, como momento máximo, aAssinatura da Carta de Gramado, na presença do Ministro da Saúde, Exmo.Sr. José Gomes Temporão, e Exma.Srª.Nilcéia Freire, Ministra da Secretaria Especial de Políticas para as MulheresNosso objetivo é a Qualidade de vida!Contamos com a sua participação.José Luiz PedriniPresidente do XV Congresso Brasileiro de Mastologia I Fórum Saúde Mulherhttp://www.forumsaudemulher.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: